Setembro Amarelo: Projetos de Patrícia Bezerra priorizam saúde mental

Neste Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, a psicóloga e deputada estadual Patrícia Bezerra (PSDB) chama a atenção para a questão da saúde mental.

A deputada é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo e cobra mais políticas públicas de apoio emocional e psicológico a toda população, com atenção a determinados públicos que sofreram mais os impactos da pandemia, como crianças e adolescentes, profissionais da saúde, da segurança pública, vítimas da Covid-19 e mulheres e mães.

“Falar de prevenção ao suicídio é falar de saúde mental. É preciso quebrar preconceitos e trazer luz a este tema, considerando que se trata de uma questão de saúde pública. Os índices de pessoas que tiram a própria vida todos os dias são preocupantes”, alerta a deputada. Há estimativas de que cerca de 32 pessoas cometem suicídio no Brasil todos os dias, segundo um levantamento do CVV – Centro de Valorização da Vida.

Das propostas de autoria da deputada, a Alesp já aprovou o PL 292/2021, que estabelece suporte emocional para crianças e adolescentes nas escolas públicas do Estado.

Estudo recente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apontou que uma em cada quatro crianças e adolescentes apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos – ou seja, com necessidade de intervenção de especialistas.

“Quando agravados, estes quadros de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e tantos outros problemas mentais, podem desencadear um suicídio. A sociedade e o poder público têm de encarar este problema com mais seriedade. Não é frescura, é uma doença que precisa ser tratada”, alerta Patrícia Bezerra.

PROPOSTAS DE PATRÍCIA BEZERRA VOLTADAS À SAÚDE MENTAL

Proposta de Emenda à LDO 2022
– Implantação de um Programa de Saúde Mental em todo o Estado.

PL 292/2021
– Suporte emocional para crianças e adolescentes nas escolas públicas do Estado. APROVADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!

PL 176/2021
– Programa de saúde emocional a vítimas da Covid-19. APROVADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA!

PL 213/2021
– Suporte emocional para os profissionais de saúde.

PL 244/2021
– Apoio médico e psicológico para profissionais de Segurança Pública.