Pacientes com sequelas de Covid-19 podem ter programa de reabilitação pelo SUS, em São Paulo

Ainda que a gente saiba que com a chegada das vacinas o contágio por Covid-19 esteja diminuindo, sabemos também que muitas pessoas que conseguiram se recuperar e não precisaram de internação e outras que passaram por períodos de internados demonstraram necessidades urgentes de reabilitação em diversos aspectos.

Por conta disso, a deputada Patrícia Bezerra apresentou o Projeto de lei nº 305 /2021, em coautoria com o parlamentar Rogerio Nogueira, para mitigar as consequências e as possíveis sequelas causadas pela doença.

Segundo a deputada Patrícia Bezerra, “estudos já comprovam que a Covid-19 afeta não apenas o aparelho respiratório, mas outros sistemas, como o cardiovascular e o neurológico”, diz ao complementar que esses pacientes precisam receber tratamento especializado com urgência.

Vale lembrar, que pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Unicamp destacaram, em estudos recentes, que o novo coronavírus acarreta além de trombose, fadiga, fraqueza na musculatura, perda de olfato, dano ao paladar e dor de cabeça, pode também afetar sobremaneira as funções neuropsicológicas como o raciocínio e a memória.

Um dos estudos identificou problemas de memória de curto prazo em 63% dos pacientes com Covid-19 e dificuldades de atenção em 72% deles. Essa pesquisa se soma a mais de 200 outras ao redor do mundo que tratam dos impactos da covid-19.

A deputada Patrícia Bezerra defende que o período pós-covid-19 deva ter um olhar estratégico da saúde pública, com o envolvimento de equipes multidisciplinares. “Caso contrário teremos uma população extremamente prejudicada em um futuro muito breve nas esferas social, acadêmica, profissional, familiar e pessoal” finaliza.

Saiba mais sobre a Reabilitação pós-Covid-19:

Os procedimentos podem ser feitos à distância, de forma presencial ou por outros recursos disponibilizados pelo governo estadual;

Os cuidados podem ser adotados na residência do paciente, direta ou indiretamente;

A iniciativa prevê também a realização de parcerias com entidades públicas e privadas, que sejam referência em reabilitação pós-Covid-19. O Programa prevê reabilitação nas áreas:

Fisioterapia

Pneumologia

Psicologia

Psiquiatria

Fonoaudiologia

Enfermagem

Reumatologia

Clínica médica geral

Assistência Social

O texto segue em análise na Casa.